WORKSHOPS PARA PROFISSIONAIS E CRIATIVOS - CURIOSOS
O Frenesim abre as portas para partilhar com todos os profissionais e curiosos, a forma de trabalho dos Laboratórios Artísticos - o programa permanente, regular (semanal) e em comunidade do Frenesim, com público dos 0 anos ao infinito.
Nestas Jornadas, juntamos duas formações-workshop, para que possam imergir na metodologia do Frenesim e neste caminho feito de permanente ação-reflexão, onde a arte é um meio e fim.
PARA QUEM?
Professores, facilitadores e mediadores culturais, artistas, bibliotecários, educadores, coordenadores de equipa, pais e curiosos no geral.
LOCAL
UPTEC Baixa - Praça Coronel Pacheco, 2 PORTO
WORKSHOP 1
14 DE OUTUBRO
LABORATÓRIO CRIAÇÃO ARTÍSTICA
- ADOLESCENTES E ADULTOS
Mergulhamos no processo de trabalho com Laboratórios de Criação Artística: cruzamos referências artísticas com as questões que vão assaltando o nosso pensamento, enquanto experimentamos e criamos expressões, objetos, espetáculos, livros, instalações, músicas e o que mais quisermos inventar.
Entre técnicas de coesão comunitárias e criação do espaço colectivo comum, convocamos as diferentes práticas para o processo de imersão num trabalho de mediação, entre o pensar e o fazer - aprendemos a técnica e refletimos sobre ela.
WORKSHOP 2
15 DE OUTUBRO
LABORATÓRIOS DE BOLSO
- BEBÉS E CRIANÇAS
Aqui, vamos pensar e experimentar as propostas artísticas e pedagógicas que aplicamos nas sessões, oficinas-espetáculo e outras formas de estar em Frenesim, no trabalho com bebés, crianças até aos 6 anos e suas famílias. Nos laboratórios de bolso, o público é convidado a entrar numa bolha de som, predominantemente não-verbal, onde a comunicação acontece através da voz, da expressão corpo, ou da exploração de objetos - a música existe no centro de tudo. Neste workshop, mergulharemos juntos - para experimentar, explorar e começar a descobrir a identidade de artista/educador de cada um.
WORKSHOP 1
WORKSHOP 1
LABORATÓRIO DE PROJECTO E
CRIAÇÃO ARTÍSTICA
OBJETIVOS
● Estratégias e dinâmicas para a criação da bolha imersiva de trabalho
● Experimentação do trabalho em projeto e criação artística no frenesim
● Praticar em co-criação
CONTEÚDOS
● Exercícios, quebra-gelos, e desbloqueadores de grupo e de um para um - experimentação prática.
● A criatividade e o pensamento divergente na dinamização de projetos ou de aulas
● A arte como meio e como fim
● A tradução das artes
● Escrita criativa e automática
● Soundscape - paisagens sonoras
● Improvisação e composição colectiva
● Projeto colectivo de co-criação
● Da prática à teoria - a importância dos registos
● Reflexão e fundamentação pedagógica e artística com base em referências artística nacionais e internacionais
WORKSHOP 2
LABORATÓRIO DE MÚSICA PARA
BEBÉS E CRIANÇAS
OBJETIVOS
● Conhecer e experimentar a dinâmica dos Laboratórios de Música para Bebés e Ferramentas Artísticas
● Desenvolver competências artísticas e pedagógicas numa abordagem multidisciplinar e multissensorial
● Compreender e explorar conceitos elementares da música e a sua relação com o corpo, com os objetos/instrumentos musicais e com o espaço
● Compreender a dinâmica de uma sessão
● Refletir sobre os recursos artísticos e pedagógicos tendo em conta as fases de desenvolvimento e os objetivos a atingir
CONTEÚDOS
● Dinâmicas musicais e artísticas - experimentação prática
● Repertório musical: exemplos de canções e cantos rítmicos
● Improvisação e composição musical coletiva
● A voz na interação com bebés e crianças
● A não-diretividade na prática educativa e artística
● A não-verbalidade nas sessões de música para bebés
● Importância do silêncio para o desenvolvimento da audição interior- Consciência corporal e movimento expressivo
● Importância do movimento na compreensão musical
● Perceção, discriminação e escuta ativa
● Da prática à teoria - a importância dos registos
● Reflexão e fundamentação pedagógica e artística