WORKSHOPS PARA PROFISSIONAIS E CURIOSOS
O Frenesim abre as portas para partilhar com todos os profissionais e curiosos, a forma de trabalho dos Laboratórios Artísticos - o programa permanente, regular (semanal) e em comunidade do Frenesim, com público dos 0 anos ao infinito.
Nestas Jornadas, juntamos duas formações-workshop, para que possam imergir na metodologia do Frenesim e neste caminho feito de permanente ação-reflexão, onde a arte é um meio e fim.
PARA QUEM?
Professores, facilitadores e mediadores culturais, artistas, bibliotecários, educadores, coordenadores de equipa, pais e curiosos no geral.
LOCAL
UPTEC Baixa - Praça Coronel Pacheco, 2 PORTO
WORKSHOP 1
17 DE SETEMBRO
LABORATÓRIO DE PROJETO E
CRIAÇÃO ARTISTICA
Neste workshop mergulhamos no processo de trabalho dos Laboratórios de Projeto e Criação Artística: cruzamos referências artísticas com as questões que vão assaltando o nosso pensamento, enquanto experimentamos e criamos expressões, objetos, espetáculos, livros, instalações, músicas e o que mais quisermos inventar.
Entre técnicas de coesão comunitária e criação do espaço colectivo, convocamos as diferentes práticas para o processo de imersão num trabalho de mediação, entre o pensar e o fazer - aprendemos a técnica e refletimos sobre ela.
WORKSHOP 2
18 DE SETEMBRO
LABORATÓRIO DE MÚSICA PARA
BEBÉS E CRIANÇAS
Neste workshop vamos experimentar e refletir sobre o pensamento e as práticas artísticas e pedagógicas que usamos diariamente, nas sessões com crianças dos 0 aos 6 anos.
Aqui, é a partir dos estímulos sensoriais, nomeadamente da música, que o bebé começa a descobrir o seu próprio corpo, os outros e o mundo - a música começa por ocupar um lugar central nas sessões: as famílias são convidadas a entrar numa bolha sonora, predominantemente não-verbal, mas onde usamos a voz, a expressão corporal, os objetos e, ao longo do tempo, alargamos a exploração a outras linguagens artísticas.
WORKSHOP 1
WORKSHOP 1
LABORATÓRIO DE PROJECTO E
CRIAÇÃO ARTÍSTICA
OBJETIVOS
● Estratégias e dinâmicas para a criação da bolha imersiva de trabalho
● Experimentação do trabalho em projeto e criação artística no frenesim
● Praticar em co-criação
CONTEÚDOS
● Exercícios, quebra-gelos, e desbloqueadores de grupo e de um para um - experimentação prática.
● A criatividade e o pensamento divergente na dinamização de projetos ou de aulas
● A arte como meio e como fim
● A tradução das artes
● Escrita criativa e automática
● Soundscape - paisagens sonoras
● Improvisação e composição colectiva
● Projeto colectivo de co-criação
● Da prática à teoria - a importância dos registos
● Reflexão e fundamentação pedagógica e artística com base em referências artística nacionais e internacionais
WORKSHOP 2
LABORATÓRIO DE MÚSICA PARA
BEBÉS E CRIANÇAS
OBJETIVOS
● Conhecer e experimentar a dinâmica dos Laboratórios de Música para Bebés e Ferramentas Artísticas
● Desenvolver competências artísticas e pedagógicas numa abordagem multidisciplinar e multissensorial
● Compreender e explorar conceitos elementares da música e a sua relação com o corpo, com os objetos/instrumentos musicais e com o espaço
● Compreender a dinâmica de uma sessão
● Refletir sobre os recursos artísticos e pedagógicos tendo em conta as fases de desenvolvimento e os objetivos a atingir
CONTEÚDOS
● Dinâmicas musicais e artísticas - experimentação prática
● Repertório musical: exemplos de canções e cantos rítmicos
● Improvisação e composição musical coletiva
● A voz na interação com bebés e crianças
● A não-diretividade na prática educativa e artística
● A não-verbalidade nas sessões de música para bebés
● Importância do silêncio para o desenvolvimento da audição interior- Consciência corporal e movimento expressivo
● Importância do movimento na compreensão musical
● Perceção, discriminação e escuta ativa
● Da prática à teoria - a importância dos registos
● Reflexão e fundamentação pedagógica e artística